Karatê como terapia para ajudar no combate à ansiedade.

Karatê como terapia para ajudar no combate à ansiedade.

A ansiedade é uma condição que num grau mais elevado é tratado com uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Com rotinas cada vez mais estressantes e uma vida constantemente conectada, a falta de tempo para relaxamento, atividades ao ar livre e exercícios físicos só aumentam os níveis de ansiedade. De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).

 

Embora muitos medicamentos estejam atualmente disponíveis para controlar os transtornos de ansiedade, hábitos de vida mais saudáveis, como melhorar a dieta e o horário de sono, demonstraram ser mais eficazes do que qualquer tratamento químico. Dentre eles, o exercício físico é EXTREMAMENTE eficaz no alívio do estresse e da ansiedade.

 

Como os exercícios físicos podem ajudar?

 

A atividade física ajuda a combater a ansiedade porque faz com que o corpo libere substâncias (neurotransmissores), que trazem sensações de prazer e bem-estar. Além dos benefícios no sistema circulatório, o exercício aumenta a produção e liberação de neurotransmissores como endorfinas, serotonina e norepinefrina, que quando liberadas na corrente sanguínea, essas substâncias atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo sensação de bem-estar, aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade.

 

Sabendo da importância dos exercícios para o controle da ansiedade, algumas das atividades mais comuns para te ajudar nessa missão é a caminhada, a corrida, dança um pouco mais interessante o yoga, pois trabalham a postura e a respiração, combatendo diretamente os principais sintomas físicos da ansiedade, além de aquietar os pensamentos, também muito presente nos quadros ansiosos. Mas hoje vamos falar do Karatê como terapia para ajudar no combate à ansiedade.

 

Por mais que isso possa causar uma certa estranheza, até porque costumamos associar as artes marciais com à agressão e à luta. Inicialmente, há milhares de anos, as artes marciais eram amplamente utilizadas como técnica de luta entre os povos, mas com o avanço da tecnologia e o advento de ferramentas como armas brancas e armas de fogo, as artes marciais deixaram de ser utilizadas como forma de combate.

 

Nesse momento então sua popularidade começou a não ser mais uma espécie de aprendizado para lutar, mas uma filosofia de vida que exercita o corpo e a mente, adquirindo um novo significado, mais adeptos e seus benefícios são mais conhecidos. Mais do que apenas atividade física, eles trazem muitos benefícios para nossa saúde mental e para nossa jornada do autoconhecimento.

 

Benefícios do Karatê para a saúde

Além de ensinar técnicas de defesa pessoal e reforçar características como disciplina e respeito, o karatê pode trazer muitos benefícios à nossa saúde. Confira algumas delas:

 

Reduz o estresse

 

Por causa da grande intensidade dos movimentos e exercícios, a prática do Karatê libera uma alta carga de energia, o que ajuda a liberar os hormônios que aliviam o estresse, como a serotonina, então diminui a sensação de irritação e de estresse do dia a dia.

 

Melhora a autoestima

Tem coisa melhor para a autoestima do que estarmos em dia com nosso corpo e com a nossa mente? Como o Karatê proporciona excelentes exercícios físicos e mentais, eles atuam fortemente na melhora da nossa autoestima, fazendo com que fiquemos mais satisfeitos com nosso corpo e sentindo mais harmonia, o que faz bem para a mente.

 

 

Mais disciplina e concentração

O Karatê depende de movimentos bem executados. Para aprender a executar bem os movimentos, é preciso disciplina para treinar e persistir até que estejam funcionando bem, além de concentração para que tudo seja executado com perfeição, por isso é que elas estimulam essas duas características em nossa vida e em nossa personalidade.

 

 

Ajuda na ansiedade e na depressão

 

A carga de adrenalina e de energia investida na prática do Karatê ajuda a deixar as emoções ruins se esvaírem. Não só isso! Como qualquer atividade física, a prática do Karatê libera endorfina, hormônio responsável pela nossa sensação de prazer, o que ajuda a combater problemas como ansiedade e depressão.

 

Melhora a autoconfiança e o autoconhecimento

Conforme evoluímos na prática do Karatê, começamos a executar os movimentos com perfeição e maestria, o que estimula e faz crescer a nossa autoconfiança. Além disso, faz com que tenhamos mais consciência do nosso corpo e dos limites da nossa mente, então auxiliam demais em nosso processo de autoconhecimento.

 

 

Aprimora o autocontrole e o foco Foco

é essencial para qualquer arte marcial, porque é o que separa os bons praticantes dos praticantes medianos, já que estar focado no momento e em cada movimento é fundamental para executá-los de maneira exata, além de que ter paciência para aprender e para esperar o momento certo de realizar os golpes é necessário também, o que estimula o nosso autocontrole.

 

Cria um senso mental de autodefesa

Quando temos mais consciência do nosso corpo e sabemos que será possível nos defendermos em caso de ataque, isso nos deixa mais confortáveis e mais preparados para lidar com qualquer eventualidade em que seja necessário nos defender. Com o Karatê, você não só aprende a se defender, mas também se sente mais seguro.

 

O Karatê

É essa arte marcial é a mais recomendada para aqueles que querem desenvolver a paciência e estimular sua espiritualidade, porque essa prática japonesa não se limita à atividade física, tendo como base uma filosofia de calma, paciência e inteligência.

O Karatê também estimula o avanço na prática por ter um sistema de graduação que avalia a evolução do praticante, isso ajuda a manter o foco, a disciplina e a motivação para alcançar os objetivos e avançar nas graduações.

Isso foi o que realmente me atraiu para o Karatê e também é um dos motivos pelo qual sempre incentivo meus pacientes com transtorno de ansiedade a praticarem o Karatê, porque depois que aprenderem a lidar com os sintomas principalmente com a prática do Karatê a ansiedade vai passar, mas o Karatê não.

 

Artigo escrito por:

Andersom Liam,
Psicanalista e praticante de Karatê!

Compartilhar: