Raimundo Nogueira Gonçalves

Raimundo Nogueira Gonçalves é 5º dan em karatê Shotokan, com formação em Educação física, foi aluno do hanshi Takashi Shigueeda onde iniciou seus treinos em 1988.

Tudo começou aos 13 anos, na cidade de São Paulo, mais precisamente em São Miguel Paulista.

O cansaço da rotina diária e a distância da sua residência ao Dojô, não foram suficientes para vencer sua vontade de aprender.

Em 1988 Raimundo Nogueira conhece um imigrante japonês, o Sr. Hiroshi Tagata, que introduziu a modalidade Karatê Shotokan na associação cultural e esportiva de Guarulhos, Bonsucesso (Kai-Kan), cidade e bairro onde reside até os dias de hoje.

Com um Dojô mais próximo, era possível treinar com um pouco mais de conforto, mesmo assim Raimundo não deixou de frequentar outros Dojôs na cidade de São Paulo que já treinava.

Muitos professores passaram pela associação do Bonsucesso e todos eles tiveram um papel importante na construção de sua carreira.

Em 1993 Raimundo Nogueira se forma faixa preta na Associação Shigeeda de artes marciais que teve como diretor fundador o Hanshi Takashi Shigueeda.

Ainda no mesmo ano atendendo ao pedido do Sr Hirosh Tagata, Raimundo Nogueira passa a ser o responsável pelas aulas de Karatê no Kai-Kan Bonsucesso e permanece assim até hoje.

O espirito esportivo também era algo que sempre o acompanhava. Participou de diversos eventos nacionais e internacionais sendo premiado em muitos deles.

Em 1996 participou do Campeonato Sul-Americano.

O Sensei Raimundo Nogueira atuou em alguns projetos sociais atendendo crianças nas redes pública e privada.

  • Em 2013 participou do Projeto Mais Educação na escola E.E RECREIO SÃO JORGE II.
  • Desde 2013 é responsável pelas aulas de karatê no Centro Educacional Universo do Saber trabalhando com crianças de 03 a 07 anos de idade.
  • Em 2015 participou do Projeto Mais Educação” na escola E.E DEP. MAURÍCIO GOULART.

Até o ano de 2018, Sensei Raimundo Nogueira foi diretor técnico da Zenbu-Kai, associação essa que incorporava o Dojô do Kai-Kan Bonsucesso. No final daquele ano Raimundo decide então iniciar uma nova jornada, registrando então sua própria associação, a Gojo-Kai.

Gichin Funakoshi
Gichin Funakoshi

1868 - 1957

Gichin Funakoshi foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês. Deixou como legado o estilo de Karatê Shotokan. O seu falecimento deu-se em 1957, evento depois do qual, apesar dos grandes esforços despendidos, marcou ainda mais a fragmentação de sua arte marcial.

Hidetaka Nishiyama
Hidetaka Nishiyama

1928 - 2008

A trajetória pessoal de Hidetaka Nishiyama começou antes mesmo de seu nascimento, por volta do século 17 ou 18, quando o Caminho da Mão Vazia (Karate Do) se enraizou. Em 1939, Gichin Funakoshi, apelidado de “Shoto”, estabeleceu um dojô para ensinar karatê moderno, que ele chamou de Shotokan. Aos 15 anos, Nishiyama começou a treinar com Funakoshi e passou a dedicar os próximos 65 anos de sua vida seguindo o caminho do Karate Tradicional.

Tomeji Ito
Tomeji Ito

1927 - 2011

Nasceu em Miyagi Ken, Tamatsukuri Gun, Sendai no Japão em 21 de Janeiro de 1927, aos cinco anos de idade iniciou a prática do Judô arte marcial na qual se graduou 3º DAN. Sensei Ito foi um dos precursores do karate no Brasil, ex-vice-Presidente da Federação Paulista, 8º Dan e com sua morte o karate perde um pouco da sua bondade deixou inúmeros alunos em todo o Brasil.

Takashi Shigueeda
Takashi Shigueeda

1957 - 2017

No mesmo ano do falecimento do Mestre Gishin Funakoshi (1957) nascia o Prof. Takashi Shigeeda – 23 de Novembro de 1957, tendo como seus pais, Maretaka e Sadako Shigeeda. Sua família se completava com mais quatro irmãos mais novos.

Raimundo Nogueira Gonçalves
Raimundo Nogueira Gonçalves

1971

Raimundo Nogueira Gonçalves é 5º dan em karatê Shotokan, com formação em Educação física, foi aluno do hanshi Takashi Shigueeda onde iniciou seus treinos em 1988. Tudo começou aos 13 anos, na cidade de São Paulo, mais precisamente em São Miguel Paulista.