A chegada do Karatê no Brasil

A chegada do Karatê no Brasil

A chegada dos imigrantes japoneses em 1908 marcou também a chegada do Karatê ao Brasil. As primeiras colônias nipo-brasileiras instalaram-se no interior e capital de São Paulo, dessa forma esse estado tornou-se o pioneiro do karatê nacional. 

 

KARATÊ ESPORTE OLÍMPICO DO 3º MILÊNIO

Atualmente a busca pela prática do karatê é bastante diversa: um método prático de autodefesa, disciplina, melhoria na coordenação motora, condicionamento físico entre outros. Ensinado em academias, clubes, colégios, universidades, fazendo parte de programas de treinamento das polícias e das Forças Armadas em vários países do mundo, o Karatê é a Arte Marcial mais popular do mundo, com cerca de 20 milhões de praticantes em 166 países e é reconhecido como esporte olímpico pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) desde 1985.

Contudo, a dificuldade na unificação das Federações existentes, fez com que o karatê só entrasse oficialmente no circuito Olímpico em 1995, nos jogos Pan-americanos de Mar del Plata e 1999 Winnipeg, Canadá e Rumo a Grécia 2004, 1ª Olimpíada do 3º Milênio.

Compartilhar: